SOBRE

SOBRE

BREVE HISTÓRIA

Quando em fevereiro de 2013, numa sessão do CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Viseu foi manifestada, por diversos intervenientes, a preocupação pela falta de estruturas que pudessem dar respostas especializadas e um apoio diferenciado às pessoas que sofrem de demências, nomeadamente de Doença de Alzheimer (DA), e seus cuidadores e familiares, no concelho, as Obras Sociais Viseu (Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 30 de abril de 1966), sentiram o apelo de encontrar uma resposta a esta questão social e de saúde pública. Deu-se início, à criação do projeto Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV) que foi aprovado e apoiado pelos parceiros do CLAS em 25 de fevereiro de 2014, data em que foi também integrado no Plano Anual de Atividades deste organismo.

 

Numa fase inicial, os serviços do CAAV visavam essencialmente dar resposta psicossocial aos cuidadores, formais e informais, de pessoas com demência, bem como trilhar um caminho na sensibilização de toda a comunidade para esta temática, cada vez mais pertinente. Ao longo do tempo, e procurando ir ao encontro das várias necessidades sinalizadas, o CAAV foi desenvolvendo novas formas de intervenção, afirmando-se atualmente também na área das terapias não farmacológicas em demências, declínio cognitivo ou outros problemas neurológicos, na formação especializada para cuidadores e técnicos, bem como na promoção de um envelhecimento mais salutar.

 

Para além disto, a equipa tem vindo a estabelecer parcerias com diversas organizações, o que tem permitido expandir a sua atividade e as suas formas de atuação. Exemplo disso é o facto de o CAAV ser um Gabinete com protocolo com a Alzheimer Portugal, da sua equipa fazer parte da equipa técnica do Café Memória Viseu, ser um Parceiro Estratégico do Programa Atividade Sénior do Município de Viseu, colaborar com a GNR Viseu – Secção de Programas Especiais, no Projeto Lembrar Seguro, ter sido um dos parceiros para o início do projeto “Eu no Museu” em Viseu, e ter colaborado no CLDS 3g – Viseu Igual, levando mais conhecimentos e intervenção em demências a diversas freguesias do concelho de Viseu.

 

Neste momento, o CAAV contabiliza apoio a mais de 500 famílias, mais de 90 sessões do Grupo de Suporte para Cuidadores, mais de 70 apresentações entre congressos, seminários, ações de sensibilização, workshops, entre outros, e mais de 600 rastreios cognitivos à comunidade.

 

Após todo o know-how alcançado nestes 8 anos de experiência técnica nas suas várias áreas de atuação, o CAAV procura neste momento desenvolver respostas específicas para as instituições/respostas sociais existentes para as pessoas idosas, visto que é cada vez mais notório o aumento do número de pessoas com transtornos neurocognitivos (demências) que as procuram, na busca de uma prestação de cuidados que seja cada vez mais especializada nesta área. Neste âmbito, o CAAV quer afirmar-se, por um lado como entidade formadora junto de técnicos e cuidadores formais, tendo por base a partilha de conhecimentos e saberes (fazer, agir e ser). Por outro, pretende ser um parceiro institucional que auxilia na implementação de novas práticas e/ou que procurar proporcionar intervenções na área da neuropsicologia junto dos seus clientes com declínio cognitivo ou demência.

 

Uma caminhada de 8 anos que tem sido desafiante e arrojada, que conta com uma equipa dedicada e motivada, que procura potenciar ao máximo as ferramentas e competências de cada cliente, para melhorar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

MISSÃO, VISÃO, VALORES, OBJETIVOS

 
Missão

Temos como missão, melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência, dos seus cuidadores, familiares e amigos, através das suas linhas de intervenção: Pessoa com demência, cuidadores formais e informais e comunidade no geral.

De forma a cumprir a sua missão, tem traçados como objetivos:

– Reduzir o impacto do diagnóstico de demência no doente, família e núcleo de relações sociais;

– Sensibilizar os diversos atores para encararem melhor as situações de pré-demência e demência;

 – Evitar a exclusão;

 – Diminuir a incidência da depressão entre os prestadores de cuidados a pessoas com demência;

 – Educar as mentalidades para a realidade da patologia;

– Propiciar meios de intervenção, retardamento e melhoria da qualidade de vida;

– Perspetivar uma política de intervenção profilática e permanente da patologia; 

– Promover solidariedades que permitam que os recursos a criar, a desenvolver e a apoiar, favoreçam um acompanhamento adequado e um suporte efetivo.  

– Rege-se pelo princípio de melhorar o bem-estar social e a qualidade de vida das pessoas com demência, dos seus cuidadores e famílias.

Visão

 

A visão do Centro de Apoio Alzheimer Viseu é ser um serviço de referência no que concerne ao apoio e acompanhamento de pessoas com demência e seus familiares/ cuidadores.

O Centro disponibiliza uma oferta individualizada a cada utente, de acordo com a necessidade de cada um. Seja ao nível de aconselhamento, terapias não farmacológicas e/ou encaminhamento.

Valores

 

O centro apoio Alzheimer tem por base 7 valores:

Respeito e humildade:
Respeitamos ou outros e as suas ideias e contamos com o seu contributo. Assumimos as limitações da nossa experiência e valorizamos outras perspetiva que acrescentem valor à nossa missão.

Rigor:
Obrigamo-nos a ser críticos em relação a tudo o que fazemos, procurando sempre a melhor solução e decisão, tendo por base a necessidade de quem procura os nossos serviços.

Desenvolvimento constante:
Refletimos e aprendemos constantemente com a nossa experiência, estando abertos ao conhecimento e melhoria constante.

Espírito de Equipa:
Acreditamos que o esforço coletivo é a melhor forma de alcançar os nossos objetivos e potenciar o impacto da nossa ação na comunidade.

Especialização:
Procuramos a especialização da nossa equipa, pois acreditamos que só desta forma conseguiremos o serviço de qualidade que os nossos clientes precisam.

Responsabilidade:
Damos o melhor de nós em tudo o que fazemos e assumimos a responsabilidade por atingir os melhores resultados possíveis na nossa área de atuação.

Integridade:
O que fazemos, fazemos na base da honestidade, lealdade e ética. Tendo sempre presentes os valores e vivências dos nossos clientes.

separador

EQUIPA TÉCNICA

Emília

Emília Vergueiro

Psicóloga, Psicoterapeuta e Formadora Certificada

- Colabora com o CAAV, nos diversos serviços que disponibiliza, desde Outubro de 2015.

- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses Nº 14003.

- Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – Subárea de Psicogerontologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Especialização em Psicoterapias Construtivistas pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.

- Pós-Graduada em Neuropsicologia Clínica - do diagnóstico ao Tratamento, e em

Intervenção Neuropsicológica – Avaliação e Reabilitação.

- Psicóloga Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, de Psicogerontologia e de Psicoterapia.

- Co-autora do livro: Grupos de ajuda Mútua: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial (2020).

IMPRIMIR TIPO PASSE

Sandrina Néri

Psicóloga, Psicoterapeuta e Formadora Certificada

- Colabora com o CAAV, nos diversos serviços disponibilizados desde outubro 2014

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses Nº 12645.

- Mestre em Neuropsicologia Clínica – Avaliação e Intervenção Neuropsicológicas pelo Instituto Superior da Maia.

- Especialização Pós-Universitária em Controlo da Dor Clínica e Psicológica.

Membro da Associação Nacional de Neuropsicologia.

- Diversas formações de especialidade, nomeadamente pelo Centro de Referência Estatal de Salamanca.

- Psicóloga Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia.

- Co-autora do livro: Grupos de ajuda Mútua: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial (2020).