SOBRE
BREVE HISTÓRIA
Quando em fevereiro de 2013, numa sessão do CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Viseu foi manifestada, por diversos intervenientes, a preocupação pela falta de estruturas que pudessem dar respostas especializadas e um apoio diferenciado às pessoas que sofrem de demências, nomeadamente de Doença de Alzheimer (DA), e seus cuidadores e familiares, no concelho, as Obras Sociais Viseu (Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 30 de abril de 1966), sentiram o apelo de encontrar uma resposta a esta questão social e de saúde pública. Deu-se início, à criação do projeto Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV) que foi aprovado e apoiado pelos parceiros do CLAS em 25 de fevereiro de 2014, data em que foi também integrado no Plano Anual de Atividades deste organismo.
Numa fase inicial, os serviços do CAAV visavam essencialmente dar resposta psicossocial aos cuidadores, formais e informais, de pessoas com demência, bem como trilhar um caminho na sensibilização de toda a comunidade para esta temática, cada vez mais pertinente. Ao longo do tempo, e procurando ir ao encontro das várias necessidades sinalizadas, o CAAV foi desenvolvendo novas formas de intervenção, afirmando-se atualmente também na área das terapias não farmacológicas em demências, declínio cognitivo ou outros problemas neurológicos, na formação especializada para cuidadores e técnicos, bem como na promoção de um envelhecimento mais salutar.
Para além disto, a equipa tem vindo a estabelecer parcerias com diversas organizações, o que tem permitido expandir a sua atividade e as suas formas de atuação. Exemplo disso é o facto de o CAAV ser um Gabinete com protocolo com a Alzheimer Portugal, da sua equipa fazer parte da equipa técnica do Café Memória Viseu, ser um Parceiro Estratégico do Programa Atividade Sénior do Município de Viseu, colaborar com a GNR Viseu – Secção de Programas Especiais, no Projeto Lembrar Seguro, ter sido um dos parceiros para o início do projeto “Eu no Museu” em Viseu, e ter colaborado no CLDS 3g – Viseu Igual, levando mais conhecimentos e intervenção em demências a diversas freguesias do concelho de Viseu.
Neste momento, o CAAV contabiliza apoio a mais de 500 famílias, mais de 90 sessões do Grupo de Suporte para Cuidadores, mais de 70 apresentações entre congressos, seminários, ações de sensibilização, workshops, entre outros, e mais de 600 rastreios cognitivos à comunidade.
Após todo o know-how alcançado nestes 8 anos de experiência técnica nas suas várias áreas de atuação, o CAAV procura neste momento desenvolver respostas específicas para as instituições/respostas sociais existentes para as pessoas idosas, visto que é cada vez mais notório o aumento do número de pessoas com transtornos neurocognitivos (demências) que as procuram, na busca de uma prestação de cuidados que seja cada vez mais especializada nesta área. Neste âmbito, o CAAV quer afirmar-se, por um lado como entidade formadora junto de técnicos e cuidadores formais, tendo por base a partilha de conhecimentos e saberes (fazer, agir e ser). Por outro, pretende ser um parceiro institucional que auxilia na implementação de novas práticas e/ou que procurar proporcionar intervenções na área da neuropsicologia junto dos seus clientes com declínio cognitivo ou demência.
Uma caminhada de 8 anos que tem sido desafiante e arrojada, que conta com uma equipa dedicada e motivada, que procura potenciar ao máximo as ferramentas e competências de cada cliente, para melhorar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.