A parceria estabelecida com a Guarda Nacional Republicana pretende identificar as Pessoas com Demência que se mantêm no domicílio, permitindo uma maior segurança e conforto dos mesmos e seus cuidadores.
Os problemas de memória e a orientação são duas áreas cognitivas afetadas em alguns subtipos de demência, principalmente na doença de alzheimer e demências vasculares.
Ao referenciar as pessoas permite, no caso de necessidade, e tendo as autoridades informações prévias, avançar para o terreno com maior prontidão e rapidez, o que permite que a pessoa seja mais facilmente identificada.
Nota:
O ser humano com locomoção normal tem uma velocidade de marcha aproximada aos 5km/h, o que significa que todos os minutos são importantes na sinalização de um desaparecido.
Conselhos da GNR:
– Nos bolsos do vestuário preferido da pessoa com demência coloque alimentos ricos em calorias e de maior durabilidade (ex. barras de cereais, rebuçados, etc.);
– Adquira um telemóvel com botão de pânico e familiarize-o com a pessoa;
– Efetue chamadas para esse telemóvel com regularidade;
– Junto á porta de saída mantenha sempre um agasalho da pessoa de preferência impermeável;
– Caso necessite de condicionar o deslocamento da pessoa, mantenha as chaves em local de difícil acesso;
– Informe os vizinhos das rotinas estabelecidas, lembrando a importância de o informarem a si de quaisquer alterações ou suspeitas em relação á mesma;
– Mantenha as autoridades de saúde e de segurança informadas das condições e de habitabilidade do seu familiar.
Fonte: GNR