PARCERIAS

PARCERIAS

CENTRO DE APOIO ALZHEIMER VISEU

CAFÉ MEMÓRIA

O que é o Café Memória

 

O CAFÉ MEMÓRIA está presente em Viseu desde 2015 ​, é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

Aqui pode encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde a interação entre todos é facilita, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

 

Como funciona o Café Memória em Viseu

 

O CAFÉ MEMÓRIA abre portas mensalmente, no 4º sábado de cada mês, e funciona das 10h as 12h. As sessões iniciam-se com o acolhimento individual de cada um dos participantes e prosseguem com a apresentação de um tema por um orador ou com a realização de atividades, sendo todas as sessões diferentes umas das outras. Durante a sessão, é feita uma pausa para café destinada a promover um momento de convívio entre todos.

A participação é gratuita e sem marcação prévia.

 

Parceiros

Obras Sociais Viseu

Alzheimer Portugal

Escola Superior Educação de Viseu

Município de Viseu

GNR - PROJETO LEMBRAR SEGURO

 

A parceria estabelecida com a Guarda Nacional Republicana pretende identificar as Pessoas com Demência que se mantêm no domicílio, permitindo uma maior segurança e conforto dos mesmos e seus cuidadores.

Os problemas de memória e a orientação são duas áreas cognitivas afetadas em alguns subtipos de demência, principalmente na doença de alzheimer e demências vasculares.

Ao referenciar as pessoas permite, no caso de necessidade, e tendo as autoridades informações prévias, avançar para o terreno com maior prontidão e rapidez, o que permite que a pessoa seja mais facilmente identificada.

Nota:

O ser humano com locomoção normal tem uma velocidade de marcha aproximada aos 5km/h, o que significa que todos os minutos são importantes na sinalização de um desaparecido.

 
Conselhos da GNR:

– Nos bolsos do vestuário preferido da pessoa com demência coloque alimentos ricos em calorias e de maior durabilidade (ex. barras de cereais, rebuçados, etc.);

– Adquira um telemóvel com botão de pânico e familiarize-o com a pessoa;

– Efetue chamadas para esse telemóvel com regularidade;

– Junto á porta de saída mantenha sempre um agasalho da pessoa de preferência impermeável;

– Caso necessite de condicionar o deslocamento da pessoa, mantenha as chaves em local de difícil acesso;

– Informe os vizinhos das rotinas estabelecidas, lembrando a importância de o informarem a si de quaisquer alterações ou suspeitas em relação á mesma;

– Mantenha as autoridades de saúde e de segurança informadas das condições e de habitabilidade do seu familiar.

 

Fonte: GNR