OBRIGADO Jonas Peterson!

OBRIGADO Jonas Peterson!

O nosso muito obrigado ao extraordinário artista Jonas Peterson pela generosidade em autorizar-nos a utilização de algumas das suas imagens na concepção deste site.

Estamos muito felizes com o resultado final que muito beneficia da genialidade da sua arte.

https://www.instagram.com/jonaspeterson_ai

Ainda não é possível curar, mas podemos cuidar. No âmbito das terapias não farmacológicas,  a arte tem um enorme potencial no trabalho com as pessoas com demência.

O trabalho de Jonas – fotógrafo, cineasta e artista visual – é de uma sensibilidade apaixonante.

https://www.instagram.com/jonaspeterson_ai

JONAS PETERSON

JONAS PETERSON 

 

PROCESSO CRIATIVO:

A ideia por trás de  “A juventude é desperdiçada nos jovens”  era celebrar os chamados velhos, um comentário sobre o preconceito de idade, se você quiser. Uma homenagem positiva e silenciosa às pessoas que viram mais do que nós, estiveram lá, fizeram isso e eu queria que a sua confiança e orgulho fossem vistos.
Usei a moda para mostrar as suas personalidades, as suas atitudes e rebeldias interiores, brilhando através da idade.

Sou fotógrafo profissional e tenho interesse tanto em estilo quanto em moda, mas estas fotos não são reais e as roupas não são reais. Em vez disso, usei software de computador para criar as cenas, as pessoas e o que elas vestem.

Dou orientações específicas, usando palavras, apenas para um programa, lentes, ângulos, escolha de câmera, cores, estilo, planos de fundo, atitude e aparência geral. A inteligência artificial começa a trabalhar, envia sugestões e, na maioria das vezes, sai completamente errado. Então, tento outras maneiras de descrever o que procuro, mudo as palavras, movo as frases e tento fazer com que a IA entenda a ideia.

É principalmente frustrante, a IA ainda está a aprender, mas fazer com que qualquer colaborador o entenda pode ser difícil, não importa se é um humano ou uma máquina.

Depois de um longo período de tentativa e erro, chego mais perto do estilo e da aparência que quero.  Depois o trabalho resume-se à curadoria, escolhendo as soluções que acredito que combinam bem e começo a fazer uma série.

Para mim o processo é semelhante ao de um diretor de cinema, eu dirijo a IA da mesma forma que eles falariam com um ator ou cenógrafo, é um processo, tentamos uma e outra vez até acertar.

Devo receber todo o crédito? Deus, não, o software cria com minha ajuda e orientação, é uma colaboração entre um cérebro real e um artificial. Mas também é apenas o primeiro passo, eu uso vários outros aplicativos para refinar os primeiros resultados brutos que estou obtendo.

Já respondi tantas perguntas sobre isso, mas não importa quantas vezes eu tenha dito que foi criado usando inteligência artificial, outras pessoas perguntaram exatamente a mesma coisa repetidas vezes, então simplesmente parei. Não estou aqui para debater o processo, sou fotógrafo profissional, escritor e artista, entendo as implicações e como isso afetará muitos campos criativos no futuro. Estou simplesmente usando uma ferramenta à minha disposição para contar histórias, da mesma forma que sempre contei histórias – para comover as pessoas. Para mim, esse é o objetivo, não como eu fiz isso. Dissecar algo quase sempre o matará.” JONAS PETERSON 

No Comments

Post A Comment