AÇÕES DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COMUNIDADE EM PARCERIA COM DESTACAMENTO TERRITORIAL DA GNR DE VISEU

AÇÕES DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COMUNIDADE EM PARCERIA COM DESTACAMENTO TERRITORIAL DA GNR DE VISEU

DESTACAMENTO TERRITORIAL DA GNR DE VISEU ORGANIZA, EM PARCERIA COM O CENTRO DE APOIO A PESSOAS COM ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS, AÇÕES DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COMUNIDADE

 

PODEMOS PREVENIR 40% DOS CASOS DE DEMÊNCIA

É IMPORTANTE CONHECER OS SINAIS DE ALERTA E OS FATORES DE RISCO

Através do Mês Mundial de Alzheimer, pretendemos desafiar o estigma que rodeia a doença de Alzheimer e outras demências que muitas vezes conduz à discriminação e à incompreensão, isolando ainda mais aqueles que vivem com a doença e as suas redes de apoio, atrasando ou impedindo as pessoas de procurar boa informação, aconselhamento, apoio e diagnóstico.

Cerca de 40% dos casos de demência previstos podem retardar-se ou, inclusivamente, evitar-se se forem considerados os 12 fatores de risco.

A Guarda Nacional Republicana cumpre um papel relevante no acompanhamento e apoio às pessoas idosas, principalmente através do Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” que visa dar apoio à camada da população mais desfavorecidas/vulneráveis, como é o caso dos idosos, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos.

“Dar a conhecer os 10 Sinais de Alerta e os 12 fatores de risco, é extremamente importante para a redução do número crescente de pessoas que vivem com demência no nosso país. Neste Mês Mundial de Alzheimer, é motivador e empoderador podermos contar com a parceria com a GNR na sensibilização e informação da comunidade. O trabalho que realizam com as pessoas mais velhas é uma mais valia para que possamos potenciar a mensagem “Nunca é Demasiado Cedo, Nunca é Demasiado Tarde”, diz José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu / Centro Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências.    

Serão dinamizadas duas ações diferenciadas, uma Operação “STOP” para chamar a atenção da comunidade em geral para a importância dos sinais de alerta e dos fatores de risco da demência e serão realizadas visitas domiciliárias à população idosa com o objetivo de informar e dar a conhecer os serviços que têm à sua disposição.

Sinalizar idosos com Alzheimer, em particular aqueles que vivem em situações mais vulneráveis, como sozinhos e/ou isolados, é uma preocupação da GNR, para que, no âmbito do Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, possam ser acompanhados pelos militares da GNR. Sensibilizar os cuidadores destes idosos é também um fator determinante para que, através de simples cuidados diários, se consiga fazer a diferença tanto no bem-estar diário destas pessoas, como em situações de crise, como desaparecimentos.”, diz o Capitão Bruno Marques, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Viseu.    

 

 

NÃO PODEMOS CURAR, MAS PODEMOS CUIDAR!

 

 

Hashtags nas redes sociais:

#WorldAlzMonth, #NeverTooEarly, #NeverTooLate, #ReduceRiskNow, #ReduzirRiscoAgora, #ObrasSociaisViseu, #Capad, #NuncaDemasiadoCedo, #NuncaDemasiadoTarde, #MesMundialAlzheimer #CentroApoioPessoasAlzheimerOutrasDemencias

No Comments

Post A Comment