24 Mai VISEU PROMOVE DEBATE SOBRE A EMERGÊNCIA DE UM NOVO MODELO DE CUIDADOS
No dia 29 de maio, das 9H45 às 12H30, o Auditório da Quinta da Cruz, em Viseu, será palco da Conferência Internacional “Cuidar Sem Amarras: A Urgência de um Novo Modelo de Cuidados”. Um convite a toda a comunidade para refletir e desenhar novos rumos no cuidado em Portugal. A Conferência contará com os contributos de três reputados especialistas:
- Ana Urrutia – Médica Geriatra – presidente da FUNDACIÓN CUIDADOS DIGNOS
COMUNICAÇÃO: “Libera-Care, Modelo de Atención Centrado en la Persona Sin Sujeciones: Del éxito en España a Portugal.”
- André Rodrigues – Médico – Associação dos Médicos das Pessoas Idosas institucionalizadas
COMUNICAÇÃO: “Contenção Física em Idosos – Qual a realidade das ERPI em Portugal?”
- Joana Aroso – Advogada, sócia na JPAB – José Pedro Aguiar Branco Advogados
COMUNICAÇÃO: “A contenção de idosos à luz da Dignidade da Pessoa: algumas reflexões”
A sessão de abertura contará com a presença da senhora vereadora da Ação Social de Viseu, Leonor Barata, e do Presidente das Obras Sociais Viseu, José Carreira.
Segundo José Carreira, “Portugal tem que despertar para a urgência de um novo modelo de cuidados, de modo a garantir a dignidade e o respeito pelos direitos humanos de todas as pessoas cuidadas, nos mais diversos contextos, familiares ou institucionais. Não se trata de apontar o dedo, mas, isso sim, de sensibilizar, capacitar, formar, dar ferramentas e revolucionar os cuidados prestados às pessoas idosas. Na verdade, fiquei «agarrado» a este tema quando li o livro da Doutora Ana Urrutia: «Cuidar: Una revolución en el cuidado de las personas». Tenho muita esperança de que esta conferência seja o primeiro passo para que possamos mudar de paradigma e de modelo. O Modelo vigente está esgotado!”
A médica geriatra e presidente da Fundação Cares Dignos, Ana Urrutia Beaskoa, recebeu o Prémio Arcano Empreendedor Social por ter revolucionado o cuidado à pessoa idosa, ao promover a erradicação do uso de contenções físicas e químicas, “Gostaria que este encontro fosse o início, em Portugal, de uma mudança no modelo de cuidados para cuidados centrados na pessoa, em que as pessoas não sejam contidas com cintos ou fármacos.”
OBRAS SOCIAIS VISEU – Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão diária visa contribuir para a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão. É incubadora de respostas sociais como: o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, o Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, a medida Acolhimento Familiar e ainda da valência Creche e Ensino Pré-Escolar. Durante os últimos anos tem sido a Instituição responsável pela dinamização dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. Entidade Formadora Certificada pela DGERT desde 2016, pretende assumir-me nesta área como uma entidade formadora de referência na aquisição/reciclagem e/ou valorização de competências profissionais, na área do cuidado. Enquanto Instituição ao serviço da comunidade tem vindo a construir um caminho sólido e hoje, assume-se como um parceiro de referência na intervenção social e comunitária. https://obrassociaisviseu.pt/ | https://capad.pt/
FUNDACIÓN CUIDADOS DIGNOS – Em 2010, a partir da experiência vivida no seu próprio centro “Rcia y CD Torrezuri”, a Dra. Ana Urrutia (Presidente da Fundação Cuidados Dignos) despertou para a necessidade e responsabilidade de partilhar a sua experiência e conhecimento com o mundo, assim nasceu a Fundação Cuidados Dignos. Ao iniciar este novo projeto, a Dra. Ana Urrutia e a sua equipa desenvolveram a Norma Libera-Ger que, após as experiências vividas e o contributo de profissionais de diferentes níveis de cuidados, evoluiu, anos depois, para o Padrão Libera-Care. Todos os esforços visam promover a expansão nos diferentes níveis de cuidados de um Modelo de Cuidado Centrado na Pessoa, sem restrições físicas ou químicas, promovendo um projeto que apoia todas as entidades que acreditam num novo paradigma de cuidados através da metodologia de trabalho Libera-Care. https://cuidadosdignos.org/
No Comments