“ID MEMÓRIA FUTURA”

“ID MEMÓRIA FUTURA”

“O progresso é a realização de Utopias.”

(Oscar Wilde)

As Obras Sociais Viseu é uma das instituições premiadas, no âmbito do BPI “La Caixa” Seniores 2024, numa candidatura, em parceria com a Associação Intruso e que conta com o apoio do Município de Viseu. Será desenvolvida uma ação artística e comunitária, em diálogo intergeracional, de pessoas com demência, cuidadores e famílias, combatendo o estigma, a solidão e o isolamento e potenciando a autodeterminação e o empoderamento.

Através das linhas de ação artística e comunitária, potencia-se a aproximação à temática da identidade e da sua relação com a memória, a partir do trabalho de pesquisa social, formação artística e criação coreográfica multidisciplinar que envolverá, num diálogo intergeracional, pessoas com problemas de memória, alzheimer e outras demências, cuidadores e famílias. Este encontro de vontades, conhecimentos e experiências pretende descobrir experiências pessoais, de identidade, observando a relação entre o individual e o coletivo, a adaptação física e emocional a si próprio e à coletividade. Tomar-se-ão “de empréstimo elementos da psicologia e da psicoterapia, fazendo da dança uma transgressiva estratégia terapêutica, mas sobretudo um espaço efetivo – também afetivo – de encontro de corpos e identidades”. #ID Memória Futura representa um momento de reflexão e introspeção personificada, uma viagem por diálogos entre tempos, geografias, sensibilidades, memórias e poéticas que atravessam o corpo, num exercício de interrogação sobre memória e construção de identidade feita de esquecimentos, invenções e acontecimentos, que compõem gestos e afetos na relação com pessoas, objetos e o território. A participação ativa das pessoas com demência, nos ateliês artísticos e no processo criativo, permitir-lhes-á criar novas interações e relações sociais, estimular as emoções e as memórias e, simultaneamente, mitigar a solidão e o isolamento que as afeta e aos seus cuidadores. O projeto tem uma dupla dimensão – artística e psicossocial – e contará com o trabalho de profissionais do Centro de Apoio às Pessoas com Alzheimer e outras Demências e da INTRUSO ac, entidade com experiência, de mais de uma década, em trabalhos de cariz comunitário, com especial enfoque nas áreas da dança e inclusão social.

José Carreira (Obras Sociais Viseu) e Romulus Neagu (Intruso)

O projeto será apresentado ao público, em formato de espetáculo, numa produção pluridisciplinar que incluirá uma vertente audiovisual, em formato de instalação multimédia e uma vertente coreográfica/performativa interpretada pelos destinatários, em conjunto com bailarinos profissionais. Este prémio dá-nos energia para pensar e lutar pelas nossas utopias.

 

José Carreira 

No Comments

Post A Comment